Filosofia

"Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a PESCAR". Provérbio Chinês

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Histórico


          O Projeto Pescar, que deu origem à Fundação, foi idealizado em 1976 pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck S.A, revenda de máquinas e equipamentos rodoviários. Desde o início, em Porto Alegre, com apenas 15 jovens, na pequena sala de aula onde funcionava a Escola Técnica Linck, hoje denominada Unidade Projeto Pescar Geraldo Linck, em homenagem ao fundador. Desde sua criação o Projeto Pescar já formou mais de 10 mil jovens e, atualmente, atende mais de 1.600 jovens em mais de 100 unidades distribuídas em onze estados brasileiros e no Distrito Federal. Conta também com oito unidades na Argentina e uma no Paraguai. Em cada um destes países foi criada uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a Tecnologia Pescar.

          “Em duas décadas e meia de história, a proposta do empreendedor visionário frutificou, porque teve como pedra de toque o entusiasmo de todos aqueles que a ele se somaram: empresários, professores, voluntários, mantenedores e apoiadores”, conta a diretora da Fundação Projeto Pescar, Rose Marie Vieira Motta Linck.

           Ao longo dos anos, a proposta de Geraldo Linck foi testada e aprovada. Dela nasceu o projeto pioneiro de franquia social, institucionalizado em 1988 e dirigido a empresários que não podem perder tempo e desejam investir, de forma responsável, em uma ação de cunho social que tenha forte impacto na comunidade. Com o apoio de muitas empresas, o Projeto Pescar evoluiu para uma Rede de Unidades, cujo fortalecimento e expansão são hoje atribuições da Fundação Projeto Pescar, criada em 1995.


Missão

       Promover oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, através da educação básica profissionalizante, visando ao exercício pleno de cidadania e atividade profissional.

Proposta Educacional

         O Projeto Pescar é uma rede de franquias sociais que desenvolve uma proposta educacional realizada por meio de Cursos Básicos de Educação Profissional, de caráter não-formal e livre, que objetiva assegurar possibilidades de inclusão social de jovens nas dimensões social, cultural e profissional, o desenvolvimento de hábitos, atitudes de convivência e cidadania, o estímulo ao empreendedorismo. A preocupação básica em relação ao Jovem do Projeto Pescar afirma-se em três dimensões: o jovem como PROFISSIONAL, CIDADÃO E GENTE.

Projeto Pescar Unidade Hospital Pompéia


       Em 2004 foi assinada a Franquia juntamente com a Fundação, para que o Hospital Pompéia também pudesse ser parte integrante da Rede Projeto Pescar, nomeada de Unidade. Foi um ano de estudo e estruturação da Unidade, para que em 2005 pudesse ser inciada a 1ª turma. Em nossa Unidade as turmas são formadas apenas por meninas, devido à demanda do Hospital Pompéia por este gênero na área do serviço de apoio administrativo.
       O curso estruturado e escolhido à ser oferecido para, inicialmente 15 jovens, e a partir de 2010 à 20 jovens da comunidade caxiense; foi o de Auxiliar em Gestão de Serviços Administrativos, nomeado a partir de 2007 de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, onde 60% das disciplinas visam desenvolver o crescimento pessoal e cidadão e 40% à formação profissionalizante. A carga horária do curso é de 800 horas, as atividades acontecem na Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia, e os professores são voluntários da própria Instituição e externos.  O princípio básico é simples e de fácil operacionalização: cada um pode ensinar aquilo que sabe fazer bem.

O Hospital Pompéia é a única Instituição de saúde que possui o Projeto Pescar.


Processo Seletivo

       O processo seletivo para o Projeto Pescar inicia através de divulgações, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), LEFAM, FAS, Escolas públicas, Casa Madre Teresa, parcerias com assistetes sociais, pelas jovens que estão concluindo o curso entre outros. Acontece o período para as inscrições e na sequencia realizamos uma prova de conhecimentos gerais: sobre Português, Matemática e Redação.
       Concluída esta 1ª triagem, serão selecionadas jovens entre 16 e 19 anos, através sua história de vida, necessidades e o desempenho na prova.
       São realizadas visitas nas residências das jovens, para uma entrevista com a família, confirmação de dados preenchidos nas fichas de inscrições e registros com fotos.
        Número de inscrições a partir de 2005:

1° ano: 30 inscrições;
2° ano: 60 inscrições;
3° ano: 89 inscrições;
4º ano: 80 inscrições;
5º ano: 95 inscrições;
6ª ano: 118 inscrições.

Estes são os parceiros que apóiam o Projeto Pescar do Hospital Pompéia